quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Uma música em defesa da Venezuela e da unidade de toda a América Latina


O Professor Jorge Moreira nos envia este excelente texto sobre a crise na Venezuela.

A música “Canción por la Unidad Latinoamericana” do músico e poeta cubano Pablo Milanes (traduzida do espanhol para a língua portuguêsa por Chico Buarque de Hollanda), está no vídeo anteriormente postado em “Novas Pensatas”, e cantada em espanhol pelo próprio Chico Buarque e em português por Milton Nascimento. A letra do compositor da nova trova cubana denuncia  os golpes militares e suas ditaduras que foram impostas pelo imperialismo ianque (contra os governos democráticos do Brasil, do Chile e da Argentina) durante os anos em que a maioria da população trabalhadora do campo e nas cidades desses países subdesenvolvidos lutavam para se libertar das condições de dominação, exploração e opressão estabelecidas pelos EUA sobre a América Latina.
  
Para lembrar esse momento histórico, deveríamos assistir, no caso do Brasil, ao filme Terra em Transe de Glauber Rocha e no caso do Chile, poderíamos assistir a Missing de Costa Gravas, para termos uma imagem exemplar da nossa tragédia através da quebra da unidade latinoamericana poetizada por Milanes.
  
Muito sabemos que a estratégia do imperialismo dos EUA, representada nos filmes citados e na música de Pablo MIlanes, estava sintetizada apropriadamente na máxima: “divide e reinarás”. No Brasil, por exemplo, esta estratégia (instrumentalizada pelos  militares entreguistas a partir do golpe de 1964), perdurou por mais de 20 anos de censura, prisão, tortura, assassinato e desaparecimentos.
  
Quando a maioria da população brasileira/latinoamericana começou, no final dos anos 80, a reestabelecer eleições democráticas, livres e diretas,  pensou-se que tínhamos conseguido, finalmente, uma certa independência, autonomia, e soberania em relação ao poder do imperialismo estadunidense.
  
Os recentes acontecimentos socioeconômicos e políticos na América Latina (os golpes de estado no Brasil, em Honduras e no Paraguai, os governos de direita, de Macri na Argentina, de Tabaré Vasquez no Uruguai, e de Manuel Santos na Colômbia) parecem desmentir tal esperança e demonstram escandalosamente que o imperialismo dos EUA (de Barack Obama ou Hillary Clinton) estão voltando para, mais uma vez, colonizar, dominar e explorar a riqueza material e energética do nosso continente:  Este é o motivo fundamental para o realização da espionagem dos EUA sobre Dilma Rousseff, a Petrobrás e o Pré-sal, assim como, para o estabelecimento da  “Operação Lava Jato” que resultou no golpe de estado no Brasil.
  
Apropriar-se da riqueza energética (o petróleo) da Venezuela faz parte do mesmo motivo fundamental e o imperialismo estadunidense conta com a cumplicidade dos governos de direita da Argentina, do Brasil, do Uruguai, da Colômbia e a subserviência do secretário geral da OEA  (Organização dos Estados Americanos), o Sr. Luis Almagro, para armar o golpe de estado ou a guerra civil contra o governo de Nicolás Maduro e o povo da Venezuela.
  
Assim, tenho a esperança de que a mostra do vIdeo clip desta música de Pablo Milanes ajude a renovar a unidade, a solidariedade e os ímpetos de luta de brasileiros e latinoamericanos em prol da defesa da soberania e independência do governo de Nicolás Maduro e do povo da Venezuela contra o imperialismo dos EUA.

Este é uma peça para impressão que mede 30x11cm. Copie e cole
numa pasta, imprima e divulgue nossa luta

4 comentários:

Joelma disse...

Muito bem, estava com saudades do Professor Jorge Moreira.
Mas na Venezuela a "maré num tá pra peixe". Ontem saiu uma notícia que intimaram Maduro a comparecer na terça-feira ao Parlamento para ser inquirido (eu ouvi isso assim) sobre o golpe de estado.
E o pior é que ninguem sabe se esse "golpe" é verdade ou mentira, mas os fascistas venezuelanos estão com a força toda.
A propósito, ouviste falar de um acúmulo de vasos de guerra no Caribe? Pois eu ouvi!

Ieda Shimidt disse...

Sempre que escreve aqui, o professor Jorge Moreira dá show.
As posições que ele tem e as opiniões que ele emite, são sempre consistentes e cheias de conteúdo.
Portanto, deixo aqui a satisfação que tive ao ler o que ele disse.
E parabens pra ti tambem, pois afinal, se ele escreve aqui é porque tu as autorizou, certo?

Tavim disse...

Os filmes "Terra em Transe" de Glauber Rocha e a "Missing" de Costa Gravas, representam de fato a realidade latino-americana dos "anos de chumbo" no Cone Sul da América do Sul.
Mas tem também "A História Oficial" de Luis Puenzo para complementar uma compreensão maior da região citada. Aliás, a Argentina produziu muitos filmes sobre a repressão e seus males. Como este que está passando agora no Brasil, "Kóblic" de Sebastián Borensztein. Ou "Los rubios" de Albertina Carri, "Garagem Olimpo" de Marco Becáis e tantos outros.
Agora, a situação na Venezuela está muito, mas muito mal mesmo. E quer saber de uma coisa? Na minha opinião Maduro não vai aguentar a pressão dos EUA e seus aliados da direita local. Eles avançaram demais. O boicote aos gêneros de 1ª necessidade funcionou muito bem e falta até papel higiênico no país inteiro.

Mário disse...

Sinto que vocês estão a fazer o máximo por Ncolás Maduro e pela Venezuela, porque tornou-se dif´cil ver ou ler palavras de apoio e solidariedade a eles.
Do outro lado, temos Henrique Capriles Radonsky, que em 2002, participou ativamente do golpe de estado para depor (e mesmo matar) o presidente Chávez. Este, protegidinho de Obama, ou do(a) filha da puta que esteja no poder por terras imperiais.
E por falar nisso, é uma honra poder ler aqui Jorge Moreira, que mesmo morando naquela bosta chamada Estsdos Unidos, consegue raciocinar! E como!