domingo, 23 de outubro de 2016

Pensatas de domingo




Hillary Clinton e Donald Trump voltaram a trocar “farpas” nesta 4ª feira (19/10), no último debate presidencial. O encontro aconteceu na Universidade de Nevada, em Las Vegas, e teve a mediação de Chris Wallace, âncora da emissora Fox News.


Em debate, Trump diz que só decidirá (na hora) se aceita o resultado da eleição

Ao comentar imigração e segurança nas fronteiras, Trump disse que sua rival é "a favor do muro" e que chegou a votar por sua construção em 2006. Hillary respondeu que votou por mais segurança nas fronteiras e que continua defendendo isso, mas nunca apoiaria um plano como o de Trump, que é o de erguer um muro na fronteira com o México. A democrata voltou a dizer que não quer separar famílias e acusou Trump de ser um dos empregadores que exploram a mão de obra dos imigrantes ilegais.

O tom das acusações se elevou quando Trump acusou Clinton de querer "fronteiras abertas" e Hillary citou o presidente russo, Vladimir Putin, que já elogiou Trump. Ele respondeu que pessoas como Putin não querem alguém como ela na presidência e a democrata rebateu que eles preferem uma "marionete" na Casa Branca. Trump então se exaltou e passou a interromper a fala da oponente e não dar espaço ao moderador que tentava equilibrar o diálogo. Hillary também acusou o governo russo de estar por trás do vazamento de e-mails do coordenador de sua campanha. Ela afirmou que 17 agências de inteligência concluíram que os ataques vieram do alto escalão russo e tinham como intenção influenciar as eleições nos EUA. Trump respondeu que não conhece Putin e que obviamente condena qualquer tentativa de interferência russa nas eleições. Ele então voltou a provocar a rival, dizendo que ela odeia Putin porque ele foi "mais esperto" do que ela.

A troca de farpas continuou com Hillary dizendo que Trump agora "chora lágrimas de crocodilo", mas construiu seus prédios com aço chinês, e não estadunidense, e que ele mesmo envia empregos ao México e à China. Em sua resposta, ele questionou o que ela fez nos últimos 15 ou 20 anos, pediu que ela apresentasse resultados e disse que, quando ela era secretária de Estado, US$ 6 bilhões sumiram. "Ou eles foram roubados, ou...", não concluiu.

Ao ser questionado sobre as mulheres que o acusam de assédio sexual, Trump acusou diretamente a campanha de Hillary de estar por trás dessas denúncias, que classificou como falsas, e ainda acusou sua oponente de contratar agentes provocadores para tumultuar seus comícios. Segundo Trump, os frequentes casos de violência nesses acontecimentos são de total culpa dos democratas, que estariam cometendo um "crime" ao pagar pessoas para se infiltrar e causar confusão. Hillary respondeu citando diversos comentários já feitos pelo republicano sobre mulheres em tom desrespeitoso, inclusive desqualificando algumas delas como não atraentes o suficiente para serem assediadas. Mesmo com a candidata citando frases que ele mencionou em público, inclusive nos outros debates, Trump interrompeu negando todas elas.

Na parte mais polêmica, ao ser questionado se irá aceitar o resultado da eleição, independente de qual seja, Trump disse que vai "olhar isso na hora", não agora. Ele voltou a levantar suspeitas sobre o processo eleitoral, acusando a imprensa de desonestidade. "Não estou avaliando nada agora. Vou olhar na hora", disse. Pressionado mais uma vez, afirmou: "O que estou dizendo agora é que vou dizer na hora. Vou mantê-los em suspense, ok?" Hillary reagiu dizendo que esse é um comportamento típico de Trump, que também já acusou o prêmio  Emmy de ser fraudado quando seu reality show The apprentice (O aprendiz) perdeu, e insinuou ainda que o FBI havia sido corrompido quando este deu um parecer que livrava a democrata de uma acusação no caso dos servidores de e-mails. Ela afirmou que o republicano, com esse discurso, está denegrindo a democracia.

Na parte mais polêmica, ao ser questionado se irá aceitar o resultado da eleição, independente de qual seja, Trump disse que vai "olhar isso na hora", não agora. Ele voltou a levantar suspeitas sobre o processo eleitoral, acusando a imprensa de desonestidade. "Não estou avaliando nada agora. Vou olhar na hora", disse. Pressionado mais uma vez, afirmou: "O que estou dizendo agora é que vou dizer na hora. Vou mantê-los em suspense, ok?" Hillary reagiu dizendo que esse é um comportamento padrão de Trump, que também já acusou o prêmio  Emmy de ser fraudado quando seu reality show The apprentice (O aprendiz) perdeu, e insinuou ainda que o FBI havia sido corrompido quando este deu um parecer que livrava a democrata de uma acusação no caso dos servidores de e-mails. Ela afirmou que o republicano, com esse discurso, está denegrindo a democracia.

Os dois candidatos também confrontaram as realizações de suas fundações. Hillary destacou a ajuda que a Clinton Foundation prestou ao Haiti e Trump respondeu que "eles não querem mais sua ajuda". Ele disse ainda que 100% do dinheiro arrecadado pela Trump Foundation é destinado à caridade. A democrata rebateu que é impossível saber o quanto disso é verdade, já que ele nunca revela suas declarações de imposto de renda.

Iraque e Síria também foram usados por Trump para criticar Hillary, com ele mais uma vez afirmando que ela não fez um bom trabalho como secretária de Estado e ajudou a criar o cenário atual e o surgimento do Estado Islâmico. Ele se mostrou ainda pessimista em relação a Mossul e à batalha pela cidade iraquiana "Não vamos recuperar Mossul e o maior beneficiado será o Irã". Hillary expressou sua opinião contrária, e disse que acredita na retomada de Mossul. Segundo ela, depois disso o próximo passo será recuperar Raqqa, na Síria. E disse ainda que as imagens de Aleppo são assustadoras e que é por isso que não se pode bater a porta na cara de mulheres e crianças refugiadas.

O crescimento e a relação entre a dívida e o PIB do país, que seria provocado pelo plano de qualquer um dos dois candidatos, segundo analistas, foi o assunto final. Trump negou, dizendo que irá criar tantos empregos que a economia irá crescer e esse problema não existirá. Já Hillary afirmou não haver evidências de que a economia vai desacelerar, mas disse que as propostas de seu adversário iriam aumentar a dívida.

Trump aproveitou um tempinho no final para criticar o “Obamacare” e disse que ele está "destruindo" a economia do país, enquanto Hillary defendeu o sistema e disse que não irá cortar benefícios. Durante essa última resposta, ela disse que irá taxar mais apenas os mais ricos e fez uma brincadeira, dizendo que sua contribuição social irá ficar mais cara, assim como a de Trump, "se ele pagar". Ao ser mencionado, Trump se aproximou do microfone e a atacou: "que mulher nojenta, bah”.

Este é uma peça para impressão que mede 30x11cm. Copie e cole
numa pasta, imprima e divulgue nossa luta
  

3 comentários:

Tavim disse...

Olha meu amigo, a imagem que encabeça este 'post' diz tudo sobre as duas figurinhas nele expostas.
Alem disso, o debate, que eu tambem assisti foi de fato uma tremenda "baixaria", apenas com acusações pessoais, e nada de posições políticas a debater.
Mas é isso mesmo, nos EUA as únicas ideologias são o "Pró-Capitalismo" e o "Anti-Comunismo"

Joelma disse...

É impressionante o quanto Mrs. Clinton é hipócrita e dissimulada.
Quando ela voltou a dizer que não quer separar famílias, é apenas da boca pra fora.
E quando afirma que é contra o muro, Trump a rebate dizendo que sua rival é, sim, "a favor do muro" e que chegou a votar por sua construção em 2006.
Bem, aguardemos os próximos lances da novela "Os Clinton no Poder", já que dificilmente Hillary perderá esta disputa...
Posso então garantir que o planeta não assistirá grandes mudanças em seu contexto. E as cagadas no estilo Obama irão continuar

Ieda Shimidt disse...

É tchê. estanos PHudidos (assim mesmo com PH maiúsculo) com esses dois TARADOS. Porque qualquer um que ganhe vai nos meter uma trolha, cu adentro!
Quero mais é que eles se PHodam (assim mesmo com PH maiúsculo)...