quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Quem avisa, amigo é

Gabeira chegou ao segundo turno. O lobo ainda não tirou sua pele de cordeiro, e, acredito ainda vai enganar muita gente. Por isso mesmo aviso mais uma vez: pensem bem no segundo turno. Até porque agora nos deixaram naquela situação de que “se ficar o bicho come, se correr o bicho pega”. Em outras palavras não nos restam opções de um voto consciente e saudável.
Os dois que restaram não me apresentam nenhuma possibilidade. Paes x Gabeira representam a direita disfarçada de “união” enfrentando a direita fantasiada de “renovação”. O primeiro com um discurso populista e – pasmem – pregando a unidade entre os governos municipal, estadual e federal (1). E o segundo, a tentar ampliar seu discurso pequeno-burguês moralista, que fisgou a classe média da zona sul.
O “alcaide-factóide-debilóide” (2) já demonstrou seu desejo em apoiar Gabeira no segundo turno (3). Coisa que não surpreende, pois grande parte dos votos de sua candidata já haviam migrado para o “candidato-factóide-exibilóide” na reta final, que, para além de ter um vice tucano, agora tem o apoio (finalmente declarado) do Dem (leia-se ex-PFL, ou PDS, ou ainda Arena), tradicionalmente aliado do PSDB.
Para mim a única saída será o voto nulo... e eles que se degladiem.

(1) Paes, quando no PSDB (há muito pouco tempo), foi um crítico contumaz ao governo do sr. da Silva no Congresso.
(2) Alcunha dada a CésarMaia pelo jornalista Helio Fernandes.
(3) Ontem, após esta matéria estar concluída foi anunciado o apoio oficial do Dem à candidatura de Gabeira.

8 comentários:

Unknown disse...

O "alcaide-factóide-debilóide" (direitos autorais para Hélio Fernandes) está desmoralizado, pois sua candidata Solange Amaral apenas recebeu 3,9% dos votos no Rio, ainda que boa parte deles tenha migrado para Gabeirinha. Gabeira é a tradução da mais perfeita mistificação que conheço. Quando chegou ao Brasil em 79, com a Lei da Anistia, a esquerda o tinha como guia. Escandalizou moralistas com a sua tanga de croché, que roubou de sua prima Lêda Nagle, e desfilou quase nú, e com a mão no bolso, na praia modista de Ipanema. Desconfio de todos que são homenageados pela Sujíssima Veja (copyright também para Hélio Fernandes). Gabeira já foi, por duas vezes, capa da citada revista.

Ieda Schimidt disse...

Aqui também amargando a derrota de minha candidata à prefeitura de Porto Alegre, que ficou em terceiro.
Pelo menos temos a opção de votar no PT no segundo turno. Menos pior.

Jonga Olivieri disse...

Tudo nele é "modismo". Por isso mesmo é o “candidato-factóide-exibilóide”, em paródia à expressão do Helio Fernandes.

Jonga Olivieri disse...

Ironias da história, mas ambos tivemos que votar no ex-stalista PCdoB, hein, Ieda???

Anônimo disse...

Pois eu voto no Paes.

Jonga Olivieri disse...

Cada cabeça, uma sentença, caro JR...

Anônimo disse...

Este é um problema que não temos aqui em Fortaleza.
Ganhamos! Ganhamos! Ganhamos!

Jonga Olivieri disse...

Que bom, Mary Beauty. Nós estamos com um problema mais grave aqui pelas bandas do Rio de Janeiro. Simplesmente não temos em quem votar!